Como montar um e-commerce do zero?

Você sonha com uma loja online, mas não imagina por onde começar? Sente-se perdido e deixa sempre pra depois esse desejo de vender por meio da internet? Saiba que o caminho não é tão complicado assim, pois vamos dar os passos de como montar um e-commerce do zero, com dicas práticas e simples. Dessa forma você fica muito mais seguro para começar em seu próprio negócio e se prepara para todos os imprevistos. É sua chance de apostar em seu sonho e fazer com que ele dê certo. Vamos tomar nota?

Domínio do site

Esta é a primeira coisa a se pensar quando falamos em montar uma loja online. Isso porque o site vai precisar de um nome para poder funcionar. Primeiramente, verifique em sites como o Registro.br, por exemplo, a disponibilidade do nome que você pretende dar para seu negócio virtual. Se a marca estiver disponível, basta registrá-la e partir para o próximo passo.

Plataforma

A plataforma é outro ponto muito importante para a realização de sua loja online. A escolha é fundamental, pois ela será a base de seu negócio. Portanto, vale pesquisar bem para escolher a melhor plataforma de acordo com suas demandas. Selecione um modelo que seja flexível, para que você possa alterar no meio do projeto quando for preciso. Vale citar que hoje no mercado podemos encontrar três tipos: pagas, gratuitas e de código de fonte aberto. As pagas geralmente possuem um bom suporte com a possibilidade de customizar a ferramenta, mas normalmente cobram uma parte da receita gerada. As gratuitas são limitadas e não permitem customização da plataforma. E por fim as de código de fonte aberto são grátis, mas requerem conhecimentos avançados da plataforma, além do fato de não oferecer suporte ao cliente.

Pagamentos

Receber os pagamentos de seus clientes é uma questão primordial para a manutenção da loja online. Você pode receber através dos intermediadores de pagamentos, ótima opção para quem está começando nesse modelo de negócio, por meio de Gateways de pagamento, com soluções completas com conexões com redes como a Cielo, por exemplo, e via integração direta com adquirente, ideal para os proprietários com mais experiência e com equipes qualificadas para o trabalho.

Segurança

Ao montar seu e-commerce, o fator segurança não pode ficar de fora de seu projeto. O motivo? É imprescindível proteger as informações sigilosas de seus clientes. Do contrário, se acontecer alguma ocorrência grave em sua loja, o nome perderá a credibilidade no mercado, podendo até causar fechamento do e-commerce. Saiba que existem duas formas de segurança para lojas online: Scan de Aplicação e IP, que faz uma busca de vulnerabilidades no site, indicando as falhas para que o responsável possa corrigir o problema, e SSL (Secure Socket Layer), obrigatório em qualquer ferramenta de cadastro ou de compra, e que atua como uma proteção de dados. Dessa maneira seus consumidores podem inserir informações em formulários sem o risco de criminosos roubarem estes dados. Ressaltando que se você aceitar transações na internet, redes de adquirência como, por exemplo, a Cielo, vão exigir que você use um SSL.

Montar a loja dos seus sonhos não é difícil, e você pode tornar esse desejo uma realidade com as nossas dicas. Siga nosso passo a passo e seja um proprietário de muito sucesso. E você, já pensou em montar um e-commerce? Conta pra gente!


Não há comentários.

Deixe uma resposta